NOSSA VISÃO



A Igreja, corpo de Cristo, é a casa de Deus. E cremos que o Senhor a tem estabelecido para ser casa de oração, louvor e adoração. Também é através dela que fluirá o Rio da Vida, Jesus Cristo, levando salvação e cura a todos os povos, por meio dos dons, dos ministérios, da graça e do poder que cada membro recebe do Espírito Santo. A Igreja deve ser uma casa para todos e um lugar de salvação, cura e esperança!


IGREJA – CASA DE DEUS

A Igreja é apresentada no Novo Testamento como a casa (templo) do Senhor. Em seu Evangelho, Jesus revela esta verdade: “Jesus lhes respondeu: Destruam este templo, e eu o levantarei em três dias. Os judeus responderam: Este templo levou quarenta e seis anos para ser edificado, e o senhor vai levantá-lo em três dias? Mas o templo do qual ele falava era o seu corpo”. Esta afirmação de Jesus refere-se profeticamente ao seu corpo, sua morte e sua ressurreição(i). Neste contexto, o templo de Jerusalém se tornaria obsoleto por meio de sua ressurreição e o novo templo passou a ser a própria Igreja, o corpo de Cristo(ii). As muitas referências ao caráter sacerdotal e sacrificial da vida cristã se originam do conceito da Igreja como templo, como Casa de Deus (iii).

 

NÓS SOMOS A CASA DE DEUS

O apóstolo Paulo afirma que a comunidade cristã (igreja) é a Casa de Deus – “e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos” (iv). A Casa de Deus também é retratada como “a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade” (v) e como habitação de Deus (vi). Os crentes são exortados pelo apóstolo Pedro a permitirem que sejam edificados como pedras vivas para formarem uma casa, a fim de apresentarem sacrifícios espirituais a Deus (vii).

 

CASA DE ORAÇÃO, LOUVOR E ADORAÇÃO

A palavra oração em hebraico significa Tephillah. Ela é mencionada 76 vezes no Velho Testamento, principalmente no livro de Salmos. A palavra apresenta diversos sentidos, envolvendo as práticas do louvor, da intercessão, da súplica e de cânticos espirituais. De forma mais ampla, casa de oração significa casa de comunhão – comunhão com Deus e com a sua família. Na cultura hebraica, casa significava não apenas um lugar de habitação, mas também família (viii). Nós somos a família de Deus e, quando praticamos a comunhão, as pessoas são atraídas pelo amor do Senhor, ampliando a família como resultado da unidade (ix).

 

CASA PARA TODOS – LUGAR DE SALVAÇÃO, CURA E ESPERANÇA

Jesus ordenou que o evangelho deveria ser anunciado para todos e em todos os lugares. Ele também afirmou que todos os que cressem em sua mensagem seriam capacitados a falar a sua mensagem como suas testemunhas. A figura utilizada por Jesus para se referir ao Espírito Santo, que capacita as suas testemunhas, é a de um rio que flui e que não retém o evangelho para si (x). No Velho Testamento, o profeta Ezequiel vê águas saindo do templo e se transformando em um grande rio, que trazia vida, salvação, alimento e cura por onde passava. Observa-se nessa passagem uma visão profética da própria Igreja (xi).

 

(i) João 2:19-21

(ii) Mateus 18:20, João 14:23 e Efésios 2:19-22

(iii) I Pedro 2:4-10, Hebreus 3: 1-6

(iv) Hebreus 3:6b

(v) I Timóteo 3:15

(vi) Efésios 2:19-22

(vii) I Pedro 2:5

(viii) Josué 24:15; Atos 16:31

(ix) Efésios 2:19; Atos 2:42,44,46,47

(x) João 7:37-38; Marcos 16:15

(xi) Ezequiel 47